Magnetismo terrestre


A superfície terrestre possui um campo magnético que pode ser dividido em dois componentes : o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os polos magnéticos da terra como para o interior do globo.

A força de atração exercida pelos Pólos Sul e Norte no equador magnético são iguais, porém apresentam sentidos contrários. Neste caso, as forças se anulam havendo somente a componente horizontal e como resultado observaremos a agulha da bússola em posição horizontal.

Já nos polos a agulha ficará na posição vertical. O ângulo formado pela agulha com o plano horizontal nas regiões intermediárias recebe o nome de inclinação magnética. A inclinação magnética será tanto maior quanto se aproximar dos polos. Dá-se o nome de declinação magnética ao desvio apresentado pela agulha magnética em relação a linha Norte-Sul geográfica.

O magnetismo terrestre serve dentre outras coisas para atrair os gases que estão no espaço para que possamos ter a nossa atmosfera e contudo no final a vida.Este magnetismo é devido ao centro da terra ser composto de níquel e ferro.Com certeza é a busola natural da terra!

Curiosidades:

A palavra magnete vem de Magnésia, região da Ásia onde existem rochas que são magnetes ou ímanes. A palavra íman significa «pedra que ama»

Exemplos:
A lua não tem magnetismo, como a Terra. Uma bússola na Lua seria desporpositado.


Expriências de Magnetismo Terrestre
Preparando a bolinha
Inicialmente, cortamos a bolinha ao meio com a faca. Em seguida, abrimos um espaço para acomodar o ímã no centro da bolinha. É importante que o ímã fique fixo no meio da bolinha.
Em seguida, passamos cola na parte de baixo da bolinha e pressionamos ambas as partes para que colem da maneira desejada. Com a cola seca, pintamos a bolinha para parecer com o planeta.

Site para ver a experiência:

Materiais necessários para a experiência:

bolinha de isopor de aproximadamente 5 cm de diâmetro

Ímãs de neodímio

Faca

Espátula

Cola branca
Tinta guaxe

Grampos 


Videos sobre magnetismo terrestre:


http://www.youtube.com/watch?v=uI-RYOhpjAg






Sem comentários:

Enviar um comentário